Controlar o financeiro da sua agência de turismo parece uma missão impossível? Pois, saiba que isso é de importância gigantesca para que o seu negócio se mantenha saudável e altamente competitivo no mercado.

Arriscamos dizer que esse é um dos pontos mais importantes para que a sua empresa evite problemas no futuro – inclusive alguns que podem levar a falência se você não começar a ter cuidado.

Naturalmente você pode sentir alguma dificuldade em fazer esse controle, sobretudo se você nunca teve esse cuidado antes. Mas, é importante saber que você pode contar com alguns elementos tecnológicos que vão lhe ajudar bastante.

Saiba como Controlar as Finanças de sua Agência de Turismo

A primeira coisa que você precisa fazer é colocar tudo na ponta do lápis. Isso significa analisar com calma quais são as despesas de seu negócio, como anda o lucro, e quais são os investimentos necessários e inadiáveis para crescimento.

Esse raio-x inicial deve ser muito honesto – e pode ser que você se espante com a quantidade de dinheiro que está perdendo com a sua agência de turismo. Mas, enfrentar isso é importante para se organizar de verdade!

  • Planeje-se de verdade!

Depois de obter dados importantes a respeito de seu negócio, é hora de criar um planejamento. Nele você vai incluir quais são as metas e objetivos – economizar, lucrar, investir – e também vai definir em quanto tempo você quer obter essas mudanças!

Chegou a Hora de Cortar Gastos – Como Saber o que deve Diminuir?

Agora chegou a hora de finalmente diminuir os custos do seu negócio. Isso significa que você vai cortar alguns gastos que sejam superficiais e desnecessários. Talvez, no momento em que você ler isso, pense que não há nada o que ser reduzido em sua empresa.

Mas, não é bem assim. Se você olhar com carinho, por exemplo, para os gastos com materiais de escritório, ou até mesmo com o uso de produtos descartáveis descobrirá que é possível, sim, diminuir bastante o consumo.

Também existe a possibilidade de encontrar alternativas mais econômicas para o consumo de energia elétrica, como, por exemplo, adotando métodos de ventilação e iluminação naturais.

Uma empresa que trabalha com processo para viagem tem muitos custos, é claro. Alguns deles de fato são irrevogáveis. Mas, é inegável que muitas vezes desenvolvemos hábitos que nos fazem gastar mais dinheiro do que realmente é necessário.

Tenha um Melhor Controle de Fluxo de Caixa e Estoque

Não dá nem para falar em controle financeiro de sua agência de turismo sem analisarmos o quanto é importante que você tenha total controle a respeito do fluxo de caixa e do estoque.

  • Checagem frequente

Ambos os setores demandam que ocorra uma checagem frequente para que tudo se mantenha em ordem. No caso do caixa, a conferência deve ser diária, pois um dia sem entender quanto entrou e quanto saiu do seu caixa pode ser fatal para o orçamento do mês.

Já o estoque é considerado um dinheiro parado. Aquela mercadoria não está rendendo nada, então você precisa descobrir duas coisas:

  • Quanto vale o seu estoque?
  • Qual é o limite máximo e mínimo para cada item?

Respondendo a essas duas questões você evitará um estoque superlotado, e, com isso, evitará que muito mais dinheiro fique parado, sem giro, dentro de sua empresa.

Cuidar bem do fluxo de caixa e acompanhar o estado de seu estoque são duas coisas que vão trazer uma diferença gigantesca para o seu orçamento e para a saúde financeira de sua agência de turismo!

O que é e como um Software ERP pode ajudar a sua Agência de Turismo?

Como você viu até aqui, existem muitas coisas que precisam ser consideradas quando você decide fazer um controle mais saudável e mais assíduo do financeiro de sua agência de turismo.

Fazer isso por conta própria é praticamente impossível! Felizmente você hoje pode contar com uma excelente ajuda tecnológica que se chama Software ERP – Enterprise Resource Planning! Em tradução, o nome significa “Planejamento de Recursos Empresariais” e se trata de um sistema que faz exatamente isso! Ele lhe oferece ferramentas de controle e acompanhamentos que ajudam você a ter muito mais sucesso no planejamento financeiro de sua agência de turismo!

Esses softwares são muito completos, e capazes de gerar gráficos e métricas essenciais a respeito de alguns dos seus mais importantes setores, tais como:

  • Contabilidade;
  • Finanças;
  • Fiscal;
  • RH;
  • Suprimentos;
  • Vendas.

Obtendo esses dados você consegue controlar melhor os gastos, custos e investimentos de seu negócio, mantendo todas as questões relacionadas a entrada e saída de dinheiro muito mais clara e objetiva.

A utilização de softwares ERP já é uma realidade na maioria das empresas – independentemente de qual é o porte ou o nicho de atuação. A utilidade com certeza será gigantesca em sua agência de turismo.

 

OBS: esse conteúdo é de responsabilidade da Gestão Click.